INGREDIENTES
2 batatas
1 abobrinha
10 vagens (cerca de 80 g)
1 cebola
1 talo de salsão (com as folhas)
1 cenoura
2 dentes de alho
1 lata de tomate pelado em cubos (400 g)
1 lata de feijão-branco cozido (400 g)
1 maço de couve (10 folhas)
1 litro de água
1 pedaço de casca de queijo parmesão (opcional)
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave e seque o salsão. Reserve as folhas e corte o talo em pedaços de 1 cm. Descasque e corte a cenoura em cubos de 1 cm. Descasque e corte a batata também em cubos 1 cm.
Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e a cebola, com 1 pitada de sal, por cerca de 5 minutos, até murchar e começar a dourar. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 5 minutos. Por último, junte o alho e o louro e mexa por 1 minuto.
Acrescente o tomate pelado aos poucos, mexendo bem o refogado a cada adição — essa técnica chamada pinçage dá mais sabor ao caldo. Regue com a água, junte a batata e tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta a gosto. Adicione a casca de parmesão (caso esteja usando), a folha de salsão e aumente o fogo.
Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo bem baixo por 40 minutos – tem que ser fogo baixinho mesmo, para formar um caldo de sabor concentrado e perder o mínimo de volume.
Enquanto isso, lave e seque a abobrinha, a vagem e a couve. Descarte as pontas e corte a abobrinha em cubos de 1 cm. Descarte as pontinhas e corte a vagem em fatias de 1 cm. Corte as folhas de couve ao meio, no sentido do comprimento, e descarte o talo central. Empilhe uma sobre a outra e fatie no sentido da largura em tiras de 1 cm.
Após os 40 minutos, misture a vagem e a abobrinha à panela e deixe cozinhar por mais 20 minutos.
Escorra o feijão numa peneira. Misture o feijão e a couve fatiada à sopa e deixe cozinhar por 3 minutos, com a tampa, até o feijão aquecer e a couve ficar macia. Sirva a seguir.
PARA CONGELAR
Se quiser congelar parte da sopa (ou a receita inteira) prepare a receita até o passo 6. Ou seja: não acrescente o feijão e a couve. Transfira as sopas para o(s) potes(s) preenchendo ⅔ da capacidade do volume – lembre-se que o líquido expande ao ser congelado. A sopa dura até 3 meses congelada.
PARA DESCONGELAR
Na panela
Coloque o minestrone congelado diretamente na panela. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar tampado por cerca de 18 minutos, mexendo de vez em quando. Depois que a sopa estiver descongelada, adicione o feijão e as folhas de couve.
Na geladeira
Transfira a sopa para a geladeira na noite anterior ao consumo e deixe descongelando até a hora de servir. Aqueça (ou termine de descongelar) na panela.