Ingredientes
2 ½ xícaras de água morna (110 graus F / 45 graus C)
1 colher de sopa de fermento seco ativo
½ xícara de mel
4 colheres de sopa de óleo vegetal
3 ovos
1 colher de sopa de sal
8 xícaras de farinha multiuso não branqueada
1 colher de sopa de sementes de papoula (opcional)
Passo 1
Em uma tigela grande, polvilhe o fermento sobre a água mal morna. Junte o mel, o óleo, 2 ovos e o sal. Adicione a farinha, uma xícara de cada vez, batendo a cada adição, gradativamente e amasse com as mãos conforme a massa engrossa. Sove até ficar homogêneo e elástico e não mais pegajoso, adicionando farinha conforme necessário. Cubra com um pano limpo e úmido e deixe crescer por 1 hora e meia ou até a massa dobrar de volume.
Passo 2
Despeje a massa crescida e despeje sobre a placa enfarinhada. Divida ao meio e sove cada metade por cinco minutos ou mais, adicionando farinha conforme necessário para não ficar pegajosa. Divida cada metade em terços e enrole em uma cobra longa de cerca de 1 1/2 polegadas de diâmetro. Aperte as pontas das três cobras firmemente e trance a partir do meio. Saia como uma trança ou forme um pão redondo trançado, juntando as pontas, curvando a trança em um círculo, aperte as pontas juntas. Unte duas assadeiras e coloque a trança acabada ou redonda em cada uma. Cubra com toalha e deixe crescer cerca de uma hora.
Passo 3
Pré-aqueça o forno a 375 graus F (190 graus C).
Passo 4
Bata o ovo restante e pincele uma quantidade generosa sobre cada trança. Polvilhe com sementes de papoula, se desejar.
Passo 5
Asse a 375 graus F (190 graus C) por cerca de 40 minutos. O pão deve ter um bom som oco quando batido no fundo. Deixe esfriar em uma gradinha por pelo menos uma hora antes de fatiar.